Saturday, March 24, 2007

Biologia





Biotecnologia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Moléculas de insulina humana.
Biotecnologia é tecnologia baseada na biologia, especialmente quando usada na agricultura, ciência dos alimentos e medicina. A Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU possui uma das muitas definições de biotecnologia:[1]
"Biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que use sistemas biológicas, organismos vivos ou derivados destes, para fazer ou modificar produtos ou processos para usos específicos."
A definição ampla de biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição se esquadram um conjunto de atividades que o homem vem desenvolvendo há milhões de anos, como a produção de alimentos fermentados (pão, vinho, iogurte,cerveja, etc.). Por outro lado a biotecnologia moderna se considera aquela que faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA recombinante.

Dna Recombinate:

1- ´´Abertura`` da molecula de DNA do plasmideo, num ponto especifico, pela enzima de restrição.

2- Isolamento de genes de interrese noutras moleculas de Dna ´´dadoras``recorrendo a enzimas de restrição do mesmo tipo.
3- junção do gene a inserir, do plasmideo e de ligases do Dna.

4- Ligação do gene ao plasmideo formando se o Dna recombinante.

5-Introdução do plasmideo recombinante em bacterias, que funcionam como celulas hospedeiras do novo gene.

6-Produção da proteina desejada a partir do Dna recombinante.


Noticia:

A associação EuropaBio publicou o “Manifesto da Biotecnologia Verde”, um documento no qual analisa a situação europeia da biotecnologia agrícola e assinala questões que actualmente entravam o crescimento do sector.


Publicado em: 14-03-2007 10:35 Fonte: Agrodigital.com

Para esta organização de biotecnologia, o sector europeu tem sido refreado pela falta da plena implementação do processo de autorização de organismos geneticamente modificados e pela falta de um mercado único de sementes, a par de uma falta de reconhecimento da liberdade dos países comercializarem com produtos agrícolas.

Acresce que, na opinião da EuropaBio, a União Europeia tem que apostar na promoção da coerência das políticas sobre biotecnologia e da informação veiculada ao público; também há que promover políticas que respeitem os países em desenvolvimento.

Nos últimos anos, a biotecnologia agrária tem conhecido um rápido crescimento, tendo sido adoptada, em 2006, por 10,3 milhões de agricultores em 22 países, que cultivaram 102 milhões de hectares. Deste total, cerca de 90 por cento corresponde a pequenos agricultores inseridos em economias de subsistência, que retiram da biotecnologia mais rendimentos.

No entanto, na União Europeia, a biotecnologia agrícola não conheceu a mesma aceitação, escreve o Agrodigital, apesar de também ter aumentado o cultivo de organismos geneticamente modificados.

Para o presidente da EuropaBio, Hans Kast, «a biotecnologia agrícola brinda-nos com grandes oportunidades. Temos os produtos e as soluções, mas precisamos da acção política de líderes europeus para abrir o mercado europeu e oferecer uma verdadeira liberdade de escolha. Sem acção política, a Europa vai ficar fora desta tecnologia».


No comments: